10/06/2023
Análise das artérias que levam o sangue do coração para a cabeça. Procuramos por espessamento das paredes, placas de gordura que possam causar entupimentos, tortuosidade, além de dissecções (quando há descolamento da camada mais interna da artéria) e nódulos na bifurcação das carótidas. O estudo pós-procedimento, como retirada cirúrgica das placas de gordura e colocação de stent também é realizado por este método. As alterações de fluxo das artérias vertebrais também são facilmente identificadas por este exame.
Estuda o fluxo nas artérias renais, desde sua origem na aorta abdominal até o rim, procurando identificar áreas de estenose (áreas onde o sangue para com mais dificuldade) nestes vasos. É Indicado para investigação de hipertensão arterial secundária, especialmente em pacientes jovens que podem estar com displasia fibrosa das artérias renais e investigação de doença aterosclerótica desses vasos em pacientes idosos.
Avalia a aorta e as artérias ilíacas e fluxo sanguíneo. É indicado, principalmente, na avaliação dos aneurismas de aorta (dilatações) assintomáticos e normalmente relacionados à aterosclerose, fumo e doenças cardíacas. Também é recomendado para a avaliação de dissecções e obstruções arteriais, assim como no controle posterior ao tratamento clínico ou cirúrgico dos aneurismas. Esse exame também avalia os stents.
Este exame é avalia uma variação anatômica que ocorre quando a veia ilíaca esquerda é comprimida pela artéria ilíaca direita, apertando-a contra a coluna lombar. Isso pode levar à formação de trombos e varizes pélvicas, devido ao acúmulo de sangue nesta área. Pode acometer a circulação da perna esquerda, levando a um agravamento do quadro de varizes.
Avaliação das veias das pernas. Faz-se a pesquisa de refluxo das veias sanefas magnas e parvas, perfurantes, tributárias e veias profundas, através de uma minuciosa análise de onde inicia e onde termina, com confecção de uma cartografia explicativa. É realizado com o paciente em pé, sempre que possível.