A hérnia da parede abdominal é uma protrusão do conteúdo abdominal ( gordura e/ou intestino) através de área de maior fraqueza ou defeito adquirido e/ou congênito da parede. Muitas hérnias são assintomáticas, mas algumas se tornam encarceradas ou estranguladas, causando dor e necessitando de cirurgia imediata.
O ultrassom deve ser o exame inicial nos casos em que a história clínica é condizente com hérnia e o seu exame físico é vago ou na suspeita de diagnóstico diferencial. O paciente deverá ser examinado deitado e em pé; em repouso e fazendo manobras de esforço.
O tipo de Ultrassom a ser solicitado depende do tipo de hérnia e são descritos abaixo.
As hérnias de parede abdominal são classificadas como :
1. Hérnia na parede abdominal:
Se o seu paciente apresenta sinais e sintomas desse tipo hérnia, a ultrassom a ser solicitada é a ULTRASSOM DE PAREDE ABDOMINAL , através dela avaliamos toda parte ventral do abdomen, identificando as herniações, diástases e nódulos.
2. Hérnias inguinais:
Se o seu paciente apresenta sinais e sintomas desse tipo hérnia, a ultrassom a ser solicitada é a ULTRASSOM DA REGIÃO INGUINAL, através dela avaliamos herniações, nódulos e linfonodos alterados.
Mas se houverem sinais e sintomas de ambos os tipos de hérnias, tanto na parede abdominal quanto na região inguinal, então faça a solicitação de ambos os exames: ULTRASSOM DE PAREDE ABDOMINAL E ULTRASSOM DA REGIÃO INGUINAL.
E lembre sempre de escrever na INDICAÇÃO do exame as suas hipóteses diagnósticas, isso ajuda a direcionar o exame e nos possibilita realizar um estudo personalizado.
Desde já é uma honra poder contribuir com a promoção da saúde dos seus pacientes e lembre de deixar uma mensagem se achar que posso ajudar em algo mais ou se sobrou alguma alguma.
Com estima, Dra Adna Lisboa.